#25anosdaWeb: O projeto que mudou o mundo

wwwO ano era 1989. Timothy John Berners-Lee era um dos funcionários do CERN (sigla em francês para Organização Européia para Pesquisa Nuclear) e no dia 25 de março daquele ano, publicou um artigo com o título de “Information Management: A proposal”. No documento, ele esboçava uma ideia para facilitar o compartilhamento de informações entre os pesquisadores do instituto baseado no conceito de hipertexto aliado à internet. A proposta nada mais era do que a WWW, ou World Wide Web, ou o serviço que tiraria a internet de laboratório científicos para torná-la uma das maneiras mais essenciais de se compartilhar informações no mundo.

Usando recursos do próprio CERN, Berners-Lee e construiu o  Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), a linguagem de marcação de hypertextos (HTML), o primeiro navegador (browser), chamado WorldWideWeb , o primeiro servidor HTTP (conhecido depois como CERN httpd) e o primeiro servidor web  (https://info.cern.ch).  Curiosidade: antes de se decidir pelo nome World Wide Web, Berners-Lee considerou outros nomes para o projeto: Information Mesh, The Information Mine (recusado por ser a abreviação de TIM) ou Mine of Information (também descartado porque a abreviação ficaria MOI, ou seja, “eu” em frânces”).

Em 6 de agosto de 1991, era publicado o primeiro website, que descrevia o projeto WWW (https://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html). Uma parte do texto publicado na página trazia a seguinte mensagem: “O projeto WorldWideWeb (WWW) tem por objetivo permitir que todas as ligações possam ser feitas com qualquer informação, não importando onde elas se encontrem. […] O projeto WWW foi lançado para permitir que os físicos possam trocar informações, notícias e documentos. Estamos muito interessados em expandir a web para outras áreas e ter servidores de portas de ligação (Gateway) para outros dados. Colaboradores são bem-vindos!”

artigo original na W3C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *