Duas dicas de software da Revista W

1) KRITA 2.8, vida além do Gimp, gratuito.

Quando alguém pensa em um software de código aberto para edição de imagens, geralmente é seguido de um arrepio: será o Gimp e aquela interface complicada ? Felizmente há uma luz no fim do túnel, e ela se chama Krita: a versão mais recente do programa de código aberto para Linux, Windows (Vista ou superior) e Mac OS X é bem mais familiar para quem está acostumado com o Photoshop.

Embora seja mais jovem que o Gimp, seus desenvolvedores evitaram os erros do irmão mais velho e criaram um programa robusto, mais intuitivo e com recursos: CMYK, grupos de camada, efeitos de camadas não destrutivos, bom suporte a rquivos PSD e um excelente sistema de brushes. Agora o mundo do código aberto parece ter um candidato mais promissor ao posto de rival do Photoshop.

2) GHOST, deixe o WordPress de lado e construa blogs com esta ferramenta gratuita.

Há anos, a palavra blog quase se tornou sinônimo de WordPress. Desde sua criação, a plataforma mudou muito e permite fazer quase tudo na web, deixando de ser apenas uma plataforma de blogs. Diante disso, John O´Nolan planejou uma nova plataforma para blogs, usando tecnologias da web que ainda não existiam quando o WordPress foi criado.

Após uma campanha de muito sucesso no Kickstarter, foi lançada em 2013 a Ghost: uma plataforma gratuita de código aberto e em desenvolvimento ativo. Além de seu foco em blogs, o Ghost é realmente belo. Suas ferramentas possuem um foco muito específico: criar apenas e exclusivamente blogs. Como o WordPress hoje é um CMS sem fioco específico, para blgs o sinônimo agora é Ghost.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *